Cerca de 36 milhões de brasileiros têm pressão alta, e apesar de ser um problema comumente causado pela alta ingestão de sal ou quadros de obesidade, essas não são as únicas maneiras de contrair tal doença. O estresse também pode ser o percussor do problema ou agravar os seus sintomas.
Neste texto, explicaremos sobre a pressão alta emocional: o que fazer, quais são os seus principais sintomas, como é feito o seu diagnóstico e os seus principais tratamentos. Dessa forma, você poderá conhecer mais sobre a doença e buscar modos de evitá-la.
O que é pressão alta emocional?
A pressão alta emocional é um tipo de hipertensão que pode ser gerada pelo estresse. Pessoas que contam com dias muito corridos e não conseguem cuidar da sua saúde mental, ou até mesmo física, estão aptas a obter uma série de doenças, inclusive a hipertensão.
Quando está sob pressão, nosso corpo acaba aumentando o ritmo cardíaco, além de liberar hormônios como noradrenalina, adrenalina e cortisol. Ainda, pessoas em um período de estresse constante estão mais propensas a adquirir maus hábitos, como fumar ou não praticar exercícios físicos.
Quais são seus sintomas?
Os sintomas da pressão alta emocional são parecidos com o da hipertensão convencional, como aumento da pressão sanguínea, sendo igual ou superior a 14/9. Também é possível sentir dor de cabeça, tontura, dor no peito, fraqueza, zumbidos no ouvido, dentre outros sintomas.
Para confirmar o diagnóstico da pressão alta, o paciente precisa passar por uma série de exames, como de urina, sódio e potássio, glicemia de jejum, HDL, colesterol total e triglicerídeos, eletrocardiograma de repouso, hemograma, entre outros procedimentos.
Pressão alta emocional: o que fazer?
Após o diagnóstico da pressão alta, é importante conversar com o seu médico sobre as causas que acarretaram essa condição. Caso seja comprovado que o estresse é um dos principais motivos ou um agravante para o quadro, será necessário fazer mudanças no seu estilo de vida e alimentação.
Também será avaliada a necessidade de remédios e outros tipos de tratamentos para controlar a pressão arterial. É importante tirar todas as suas dúvidas com o médico responsável, para que você consiga cumprir o tratamento corretamente e saiba mais sobre esse problema.
Como funciona o tratamento?
Existem variados remédios utilizados no tratamento da hipertensão, orientados pelo seu médico, de acordo com o seu caso e atual estilo de vida para que, assim, se consiga mais eficiência.
Além disso, é preciso fazer mudanças no seu estilo de vida, como evitar atividades que causam estresse, buscar práticas relaxantes, ter uma alimentação saudável, fazer exercício físico regularmente, dentre outras tarefas que deixarão a sua pressão arterial controlada.
Quais cuidados tomar para combater a pressão alta emocional?
Para combater e prevenir-se da pressão alta emocional, a principal dica é mudar seus hábitos diários. Fazer atividades físicas pelo menos três vezes na semana ajuda a melhorar o sistema respiratório e circulatório, o que contribui para o tratamento da pressão alta. Além disso, tirar um período da semana, ou até mesmo do dia, para atividades relaxantes, como meditação ou yoga, também auxilia no controle emocional.
Assim, entendendo o que é a pressão alta emocional, o que fazer, quais os seus sintomas e tratamentos utilizados, você poderá aderir a um melhor estilo de vida para evitar o estresse e a pressão alta. Além disso, é importante ter acompanhamento médico para garantir que está tudo bem com o seu corpo.
Gostou do texto? Então siga nossa página no Facebook e confira os conteúdos exclusivos que postamos por lá!