Hipertensão

Álcool e pressão alta: entenda essa relação!

A pressão alta é um problema que afeta pelo menos 38,1 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Entretanto, o que poucas pessoas levam em consideração é que ela pode ser ocasionada por diversos hábitos nada saudáveis, como a ingestão excessiva de sal, o sedentarismo e, até mesmo, o consumo de álcool.

Neste texto, explicaremos o que é a hipertensão arterial, qual a relação entre álcool e pressão alta, bem como se pessoas hipertensas podem continuar consumindo essa bebida, de maneira a não comprometer sua saúde. Além disso, explicaremos como um acompanhamento médico pode auxiliar nessa situação.

O que é hipertensão arterial?

A hipertensão arterial acontece quando há um aumento anormal e por longos períodos da pressão arterial do paciente. É normal que a pressão das veias do nosso corpo varie durante o dia: pela manhã ou quando estamos deitados, é comum que ela esteja mais baixa, já que o nosso corpo está em repouso.

Entretanto, quando estamos nos movimentando, a tendência é que ela sofra um aumento, já que o nosso organismo entende que precisamos de mais energia para realizar nossas atividades. Porém, é possível que esse nível de pressão fique descontrolado, o que dá origem à pressão alta.

Caso esse problema não seja tratado, pode levar a outros diversos tipos de agravos de saúde, como derrames, angina, insuficiência cardíaca, alterações na visão que podem levar a cegueira e, em casos mais graves, até mesmo, morte. Por isso, é muito importante contar com um acompanhamento médico assim que os primeiros sintomas surgirem.

Como parte do tratamento, os pacientes precisam passar por algumas mudanças de hábito para que consigam ter uma melhor qualidade de vida com a doença, além de evitar crises que podem tornar mais grave o seu estado. Algumas sugestões são adotar uma alimentação mais saudável, com menos sal e sódio nos alimentos, e realizar exercícios físicos.

Não só a saúde física deve ser tratada em pacientes com hipertensão, mas também, sua saúde mental precisa estar em dia para evitar o aumento da pressão, uma vez que o estresse, a raiva e a ansiedade podem ocasionar mudanças na pressão arterial, podendo colocar em risco a vida de quem tem a doença.

Qual é a relação entre o consumo de álcool e pressão alta?

A ingestão de álcool é um dos fatores que podem desencadear ou agravar a hipertensão. Acredita-se que o consumo alto e constante de bebidas com elevado teor de álcool pode piorar a saúde de pacientes que já tenham pressão alta Além disso, pesquisas apontam que esse tipo de bebida também pode diminuir os efeitos dos remédios para controle da doença.

Os mesmos estudos também mostram que a prevalência da hipertensão é maior em pessoas com alto consumo de álcool, chegando ao dobro dos pacientes que não consomem esse tipo de bebida ou o fazem de maneira leve. Assim, caso você beba de maneira menos frequente, pode não ter tantos problemas com a pressão alta.

Estudos ainda não mostram uma relação entre o consumo baixo a moderado de álcool com o risco de agravar ou incitar o aparecimento da hipertensão, mas isso não significa que não é preciso se cuidar. É interessante manter esse consumo baixo, pois caso o hábito evolua para um vício, haverá consequências.

É importante contar com o acompanhamento médico se estiver em um caso mais grave de alcoolismo, até porque o excesso de bebidas com alto teor de álcool pode levar a doenças em outras regiões do corpo, como desnutrição, cirrose, gastrite, entre muitas outras. Fora isso, existem outros problemas relacionados, como o risco de acidentes no trânsito ao dirigir alcoolizado.

Como deve ser o consumo de álcool para pessoas hipertensas?

Muitos médicos recomendam que pessoas hipertensas evitem consumir bebidas alcoólicas, mas, dependendo do controle da doença, é possível continuar com esse hábito. Lembre-se, porém, que é preciso ter algumas precauções. Homens que têm pressão alta precisam limitar o seu consumo a duas doses, enquanto mulheres e pessoas abaixo do peso não devem passar de uma dose.

Entretanto, caso você perceba que não conseguirá manter esse baixo consumo, o ideal é que realmente essa bebida seja eliminada do seu dia a dia, para que você não tenha consequências relacionadas à pressão desregulada, ineficiência no tratamento e, até mesmo, aparecimento de doenças subjacentes.

Reduzindo o consumo de álcool e investindo em melhores hábitos de vida, como praticar exercícios físicos regularmente, bem como ter uma alimentação saudável, é possível viver normalmente com essa condição. É importante não se esquecer da medicação prescrita pelo médico, além de fazer revisões periódicas.

Como falamos, o álcool oferece muitos problemas para seus consumidores, sendo eles hipertensos ou não. Isso faz com que, no futuro, eles precisem abdicar ainda mais de diversas atividades que gostam de realizar em prol da saúde, que poderá estar debilitada e precisar de diversos cuidados limitantes.

Como o acompanhamento médico pode ajudar nesse aspecto?

O acompanhamento médico é muito importante para pessoas que estejam ou tenham suspeita de hipertensão. Apenas um profissional qualificado poderá indicar o surgimento da doença, bem como explicar se, no seu caso, o consumo de álcool pode ser mantido ou deve ser cortado totalmente.

Além disso, será o médico quem fará consultas periódicas para avaliar o desenvolvimento da sua situação para avaliar se o consumo de bebidas alcoólicas, mesmo em menor quantidade, oferece consequências negativas para a sua saúde. Assim, poderá aconselhar o seu corte o mais rapidamente possível, evitando o agravamento do caso.

Mesmo quem não tenha a doença precisa fazer um acompanhamento periódico, bem como aferir a sua pressão regularmente, o que pode ser feito em casa. Isso ajudará a evitar o aparecimento da doença, permitindo que o paciente tome conhecimento e mude seus hábitos de vida antes que seja tarde demais.

E então? Conseguiu entender qual é a relação entre álcool e pressão alta? É importante cuidar da saúde de maneira responsável, diminuindo ou evitando hábitos que podem causar consequências permanentes, além de garantir que você se mantenha saudável e disposto durante toda a sua vida.

Gostou do texto? Então, assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum novo conteúdo em nosso blog!

Share

Sugestões de artigos

Fibrilação atrial: guia sobre o que é e como detectar

Você sabia que a fibrilação atrial é um tipo específico de arritmia cardíaca? Conheça mais sobre a condição, tratamento e prevenção.

Saúde cardiovascular em mulheres: saiba como prevenir doenças

A saúde cardiovascular da mulher deve ser uma preocupação. Confira dicas para prevenir doenças ligadas ao coração!

Como medir pressão em casa e quantas vezes é necessário?

Conheça a importância de escolher o aparelho de pressão certo e saiba quantas vezes você deve monitorar sua pressão em casa para uma saúde cardíaca melhor.

Conheça o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial: saiba mais sobre a data e confira dicas de como prevenir a pressão alta.