Doenças Respiratórias

Diferença entre inaladores e nebulizadores: Omron explica

inaladores e nebulizadores

Em épocas de queda de temperatura e tempo muito seco, é natural sentirmos algum desconforto respiratório. O lado bom é que, graças à evolução da tecnologia, temos à disposição equipamentos capazes de nos ajudar a evitar problemas de saúde maiores. Ainda assim, uma dúvida muito comum permeia o assunto: afinal, existem diferenças entre inaladores e nebulizadores?

Se você já se perguntou isso, chegou a hora de tirar suas dúvidas. Criamos este post especial para desmistificar a questão, detalhando como esses equipamentos funcionam, os diferentes tipos e onde encontrar um modelo de confiança para usar no dia a dia. Confira!

Existem diferenças entre inaladores e nebulizadores?

De forma bem objetiva, a resposta é não. Os termos inalador e nebulizador são sinônimos, sendo que cada um deles é usado com mais frequência em diferentes regiões do Brasil. Consequentemente, se você busca um equipamento desse tipo no mercado, certamente, vai encontrar ambas as nomenclaturas disponíveis.

Quer entender um pouco melhor? Explicamos para você! Por uma perspectiva um pouco mais técnica, o conceito de nebulização refere-se ao método usado para transformar um medicamento líquido em micropartículas. O ponto é que, no processo de administração de uma dose, a pessoa respira — inala — a substância nesse estado vaporizado.

Você pode, ainda, deparar-se com o termo aerossol, que se refere às partículas dispersas no gás. Em todo caso, inaladores e nebulizadores são a mesma coisa: um equipamento que realiza esse processo para permitir que um medicamento seja administrado em uma pessoa por meio do sistema respiratório.

Por que essa é a estratégia utilizada? Grosso modo, o objetivo é facilitar a absorção pelos pulmões. Podemos fazer um paralelo com medicamentos em comprimido e gotas. A versão líquida costuma ser indicada quando é importante que o sistema digestivo absorva a substância com mais rapidez e menos esforço.

Partículas de diferentes tamanhos

É importante notar que nem todo inalador/nebulizador funciona da mesma maneira. O aerossol — ou névoa —, criado pelo equipamento, é formado por micropartículas tão pequenas que o tamanho é medido em μm (micra). Para que o vapor seja inalado, essas partículas devem ter um diâmetro entre 1 e 5 micra, pois, acima disso, elas se depositam nas vias aéreas, na parte superior do sistema respiratório.

Já as menores que 1 mícron podem chegar aos alvéolos, mas tendem a voltar junto com o ar expirado. Por isso, o inalador/nebulizador deve produzir uma grande proporção de partículas cujo tamanho fique dentro desse intervalo.

Quais são os diferentes tipos de inalador?

Existem diferentes formas de alcançar o objetivo dos inaladores/nebulizadores, ou seja, de administrar um medicamento por meio do aerossol. Para cada estratégia, há um tipo diferente de equipamento. Por isso, trouxemos aqui alguns exemplos que vão ajudar você a entender o que pode mudar em cada caso.

Compressor

Também conhecido como pneumático ou de ar comprimido, o inalador compressor tem um motor interno que, como o nome sugere, comprime o ar. O equipamento fica acoplado a um kit micronebulizador. Ao soltar o ar comprimido, ele controla a pressão e a vazão para que o medicamento seja expelido em forma de vapor.

Ultrassônico

Esse modelo adota um sistema de vibração de alta frequência, que transforma o medicamento em aerossol. Uma particularidade é que ele precisa de água para controlar sua temperatura e evitar o superaquecimento. Entretanto, o inalador ultrassônico tem uma vantagem interessante: ele é mais silencioso. Ao contrário do modelo compressor, ele não é indicado para qualquer medicamento. Corticoides, por exemplo, podem ter sua eficiência diminuída — nesse caso, o compressor é o mais indicado.

Rede vibratória

Um inalador que usa um sistema similar é o de rede vibratória. Essa pequena malha é a responsável por vibrar e, assim, transformar o medicamento em névoa fina. O sistema é bem estável, o que gera um aproveitamento maior do medicamento.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de inaladores/nebulizadores, é importante conhecer a melhor opção do mercado.

Por que escolher a Omron?

A Omron é referência internacional em equipamentos médicos e clínicos. Em 2018, a empresa foi eleita a marca número 1 em monitores de pressão de uso doméstico pela pesquisa Global Home Appliance Market Comprehensive Survey, promovida pela Fuji Keizai.

São décadas oferecendo dispositivos de alta performance e qualidade para pessoas de mais de 100 países, ajudando-as a prevenir, tratar e controlar doenças. A Omron Healthcare do Brasil chegou ao nosso país em 2008 e, desde então, vem ampliando seu portfólio de produtos de uso doméstico, como inaladores/nebulizadores, monitores de pressão arterial, termômetros e balanças digitais.

A missão da empresa é justamente melhorar a qualidade de vida das pessoas, disponibilizando produtos médicos que sejam de confiança. Para isso, são adotados os devidos métodos de validação clínica para o desenvolvimento de cada solução oferecida.

Os inaladores/nebulizadores Omron são fruto da experiência que só essa longa história no mercado mundial pode oferecer. Não é à toa que os produtos vêm acompanhados de uma garantia de fábrica — basta consultar cada item para verificar o prazo exato, já que eles variam entre modelos e produtos.

Demandas específicas da população local

Vale destacar que esse trabalho só é possível porque a Omron é especialista no assunto e entende as demandas específicas de cada grupo social ou região do mundo. No Brasil, por exemplo, a incidência de patologias respiratórias é significativa.

Sobretudo em regiões de clima seco, poluição, alterações climáticas bruscas e populações com idade mais avançada, é comum encontrar casos de asma, sinusite, amigdalite, rinite, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) etc. Nesse sentido, a Omron assume o papel de prover soluções eficientes e confiáveis, não só para o setor de saúde, mas para uso doméstico.

Agora que você já entende como inaladores e nebulizadores funcionam, não deixe de contar com esse recurso tecnológico que promove o bem-estar para você e sua família. Seja qual for sua necessidade, há um equipamento capaz de atender às suas demandas. Então, escolha um modelo confiável e de boa qualidade para usar na sua casa!

Quer um inalador excelente, fácil de usar e com garantia de fábrica? Então, entre em contato com a Omron e fale com quem é especialista no assunto!

Share

Sugestões de artigos

[INFOGRÁFICO] Congestão nasal: 7 dicas para aliviar

ECG portátil, MRPA e MAPA: conheça tecnologias que salvam vidas

Descubra como a tecnologia ECG portátil e os exames MRPA e MAPA estão transformando o cuidado da saúde cardiovascular!

Tudo o que você precisa saber sobre a relação entre rinite alérgica e sinusite

Você sabe a diferença existente entre rinite alérgica e sinusite? ... Tudo o que você precisa saber sobre a relação entre rinite alérgica e sinusite

Inalação e aspiração nasal: o que saber sobre o assunto

Inalação e aspiração nasal: confira, neste guia, tudo o que você precisa saber sobre esses procedimentos!