Doenças Respiratórias

Inaladores e nebulizadores: qual é a melhor opção e como escolher o modelo mais adequado?

inaladores e nebulizadores

Mudanças na temperatura, clima seco, poeira: fatores como esses são gatilhos para piorar doenças respiratórias em crianças e adultos. Quem tem filho pequeno com asma ou bronquite, por exemplo, sabe o que é preocupar-se com eles para evitar uma crise de tosse. É nesse sentido que inaladores e nebulizadores conseguem ser bons investimentos.

A tecnologia evoluiu. Enquanto, antigamente, era preciso ir a um hospital para realizar o procedimento com medicação e inalação, hoje, contamos com a comodidade de poder fazer isso sem sair de casa. No entanto, antes de comprar um inalador ou nebulizador, é importante entender as peculiaridades existentes em cada equipamento. Se essa é a sua dúvida, não se preocupe, pois ajudaremos nisso. É só continuar a leitura!

Para que servem inaladores e nebulizadores?

Os aparelhos ajudam no tratamento de doenças respiratórias, como bronquite, asma, sinusite, pneumonia e gripes. São eficientes na administração de medicamentos, como os broncodilatadores, na umidificação de vias aéreas e na fluidificação das secreções. Para isso, o equipamento gera um tipo de oxigenoterapia, utilizando a inalação de vapores para a liberação de medicamentos nas vias aéreas.

Existem diferenças entre inaladores e nebulizadores?

Não há diferenças entre inalador e nebulizador, são termos sinônimos e utilizados em diferentes regiões. O equipamento, então, é o mesmo e tem a função de transformar o medicamento líquido em névoa ou aerossol respirável, com micropartículas cujo tamanho é medido em μm (micra). Elas chegam até os alvéolos, lá nos pulmões, onde a medicação é depositada.  

Quais são os tipos de inaladores e nebulizadores?

Inaladores e nebulizadores podem diferenciar-se conforme a tecnologia.

Compressores

Também conhecidos como pneumáticos ou de ar-comprimido, o nome varia conforme a região. Eles utilizam, internamente, um motor com a característica de um compressor, que comprime o ar e o solta com uma pressão e vazão suficientes para que, ao acoplar ao kit micronebulizador, ele possa expelir a medicação em forma de névoa. Pode ser usado com a maioria dos medicamentos.

Ultrassônicos 

Utiliza vibrações de alta frequência para transformar o medicamento em uma névoa. Necessita de água para controlar o aquecimento. É mais silencioso e gera maior volume de nebulização. No entanto, não é recomendado o uso de corticoides, pois a eficiência da atuação do componente pode ser diminuída, se comparar a eficiência do medicamento em compressor, de acordo com testes realizados.

Rede vibratória 

Vibra uma pequena malha, na qual o medicamento passa, sendo transformado em névoa muito fina. Sua vibração é constante, o que permite o maior aproveitamento do medicamento. É pequeno, silencioso e mais fácil de ser transportado.

Como escolher o melhor para cada pessoa?

Como você viu, há diversos tipos de inaladores e nebulizadores. Por isso, vale a pena saber alguns pontos a serem considerados, antes de investir em um. Um deles é o manuseio. O inalador precisa ser usado sem complicações. O processo de colocar a medicação no compartimento certo e dar início à vaporização não pode ter etapas complexas. Pense que, no momento de se medicar ou dar remédio ao filho, a última coisa que você deseja é um estresse nesse sentido.

Poder controlar a intensidade da névoa também pode ser útil. Assim, analise essa possibilidade. Também avalie as indicações de uso. Alguns modelos permitem apenas uma nebulização rápida, de 10 minutos, enquanto outros possibilitam usar mais tempo.

Outro ponto interessante é a facilidade, ou dificuldade, na higienização. O equipamento ajudará a tratar doenças respiratórias e, nesse sentido, precisa ser higienizado, constantemente, para evitar, por exemplo, alergias ou a piora dos sintomas. Dependendo da tecnologia do aparelho, ele pode fazer um barulho alto e, então, incomodar em algumas situações. Se você preza por conforto, averigue esse aspecto também.

Dar atenção ao prazo de garantia pode ser um diferencial. Marcas que concedem essa vantagem tendem a transmitir mais confiança na qualidade do equipamento, já que, na necessidade de um reparo, você conta com a segurança no serviço.

Mais um quesito é a facilidade no transporte. Dependendo da situação, como uma viagem ou um passeio de final de semana, pode ser prático optar pelo equipamento menor e portátil, especialmente se for para crianças. Por fim, na dúvida, não deixe de perguntar ao médico sobre o melhor tipo indicado e se existem diferenças, para o seu caso específico, em relação ao equipamento.

Qual é a vantagem de ter um inalador ou nebulizador em casa?

A nebulização é uma forma de administrar remédios e ajuda no tratamento das doenças respiratórias. O nebulizador para crianças, por exemplo, é bastante vantajoso, pois, além de ser uma forma prática de dar a medicação, evita as idas a pronto-socorros. Comparando com tratamento via oral, o inalador é, ainda, uma forma de proporcionar uma resposta rápida, sem tantos efeitos colaterais, garantindo maior bem-estar.

Inaladores e nebulizadores também aumentam a adesão ao tratamento, no caso de crianças. Há situações em que elas precisam fazer a nebulização várias vezes ao dia, o que tende a gerar desconforto a elas e, ainda, desgaste à família. Esses fatores são diferenciais para o tratamento de doenças que precisam de cuidados imediatos.

Por que apostar na marca OMRON?

A OMRON tem experiência e reputação no mercado de saúde, além de comprovada eficácia nos equipamentos. Todos nossos aparelhos contam com vários anos de garantia, pois nosso intuito é transmitir qualidade, proporcionar segurança e melhorar a vida das pessoas. Já estamos em mais de 100 países e, no Brasil, chegamos no ano de 2008, quando fomos eleitos, pela Global Home Appliance Market Comprehensive Survey, a marca número 1 em monitores de pressão para uso caseiro.

Nossa missão é disponibilizar equipamentos inovadores, práticos, seguros e de alta tecnologia, para contribuir com a qualidade de vida das pessoas. Para isso, avaliamos as necessidades de médicos, farmacêuticos e consumidores, de modo a desenvolver equipamentos que contribuam com os mais diversos tratamentos de saúde.

Enfim, como você viu, inaladores e nebulizadores são sinônimos, mas é possível encontrar equipamentos diferentes, que proporcionam peculiaridades distintas. Saber escolher o melhor ajudará a deixar o tratamento mais eficaz, dará mais conforto no uso e aumentará a segurança com relação à qualidade. A OMRON garante a você uma tecnologia moderna, com aparelhos fáceis de usar.

Gostou de entender um pouco mais sobre inaladores e nebulizadores? Aproveite para conhecer melhor nossos produtos e fazer sua compra online!

Share

Sugestões de artigos

ECG portátil, MRPA e MAPA: conheça tecnologias que salvam vidas

Descubra como a tecnologia ECG portátil e os exames MRPA e MAPA estão transformando o cuidado da saúde cardiovascular!

Tudo o que você precisa saber sobre a relação entre rinite alérgica e sinusite

Você sabe a diferença existente entre rinite alérgica e sinusite? ... Tudo o que você precisa saber sobre a relação entre rinite alérgica e sinusite

Inalação e aspiração nasal: o que saber sobre o assunto

Inalação e aspiração nasal: confira, neste guia, tudo o que você precisa saber sobre esses procedimentos!

Qual o tratamento para Mycoplasma Pneumoniae?

Você notou que agora os canais de comunicação estão falando ... Qual o tratamento para Mycoplasma Pneumoniae?