Hipertensão

TENS portátil: como é usado na recuperação muscular?

tens portátil

Corrida de alta intensidade, treino de hipertrofia, musculação para ganho de força, crossfit, pilates. Não importa qual: o corpo gosta de atividade física. Porém, sabia que a recuperação muscular é fundamental para se ter vantagens? É aí que entra o TENS portátil!

É após a finalização do treino, durante o descanso, que os benefícios dos exercícios acontecem. O TENS, também conhecido como terapia por estimulação elétrica nervosa transcutânea, é um aparelho que, por meio de eletrodos, envia sinais que ajudam no relaxamento, aliviam dores e aceleram o processo de cicatrização de tecidos, músculos e tendões.

A seguir, explicaremos como usar o TENS portátil e como ele favorece um estilo de vida mais sustentável! Continue a leitura para conferir!

O que é o TENS portátil?

O TENS portátil é um massageador de eletroterapia, que age por neuroestimulação elétrica transcutânea. O método é usado na Fisioterapia, em diversos tratamentos, como na dor muscular (crônica ou aguda), na cicatrização de lesões e tecidos moles, no alívio de tensões, no restabelecimento de luxação e na recuperação muscular.

Por ser portátil, o aparelho pode ser usado em casa pelo próprio paciente, seja de forma independente, seja na complementação de um tratamento profissional.

Como ele é utilizado na prática?

O aparelho vem com eletrodos que precisam ser colados na área a ser trabalhada. Há diferentes níveis de intensidade da estimulação, além de modos diferentes de tratamento, que podem ser escolhidos conforme a necessidade particular. 

Ao ligar o aparelho, ele transmite uma corrente elétrica que causa pequenos choques e formigamentos. No entanto, não se assuste: são indolores e não fazem mal.

O tratamento em clínicas costuma durar entre 20 e 40 minutos. O TENS portátil também proporciona ótimos resultados com sessões diárias de 15 minutos em casa. Ter a orientação de um especialista, mesmo no uso caseiro, pode deixar o tratamento ainda mais personalizado e com ganhos mais eficientes.

Como ele auxilia na recuperação muscular?

Quando fazemos uma atividade física, ocorrem mudanças na estrutura do músculo. É como se acontecessem pequenas lesões e fadiga — por isso surgem as famosas dores pós-treino. 

Na fase de descanso, que é a recuperação muscular, há um processo de cicatrização e recuperação de energia. Essa etapa é fundamental para o músculo aguentar novas sobrecargas, crescer e ganhar força. Quando ela não ocorre como deveria, o músculo não se desenvolve. Além disso, podem acontecer estresse muscular, dor, câimbra e lesão grave.

A eletroterapia do TENS portátil auxilia nessa recuperação, estimulando e despolarizando grupos de fibras nervosas. Isso bloqueia sinais de algia, impedindo que a informação da dor chegue ao cérebro. Somado a isso, ainda cria parestesia (dormência) local e impulsiona a liberação de endorfina.

O estímulo muscular, por sua vez, provoca a vasodilatação, reduz inchaço e ajuda na cicatrização do músculo, tendões de demais tecidos moles. Resumindo: além de acelerar o processo de recuperação do músculo, proporciona uma sensação de bem-estar e apode ajudar a diminuir dores. 

O TENS portátil pode ser usado por qualquer pessoa?

O TENS portátil pode ser usado por qualquer pessoa, de atletas a praticantes amadores de atividades físicas. Também é benéfico a pacientes que apresentam artrite, LER (lesão por esforço repetitivo), noites mal dormidas, luxações, dor muscular provocada por má postura ou tensão muscular resultante de estresse emocional.

Com relação às contraindicações, são poucas: gestantes, lactantes, pessoas com marcapasso ou que tenham epilepsia precisam de liberação médica.

Quais são os benefícios do TENS portátil?

São vários os benefícios do TENS portátil! Entenda.

Recurso terapêutico natural

Remédios analgésicos em excesso podem prejudicar fígado e rins, ocasionando patologias sérias a longo prazo. Dessa forma, o ideal é que essas medicações sejam evitadas e usadas apenas em casos esporádicos. O aparelho proporciona um tratamento natural, sem efeitos colaterais e livre de remédios.

Melhora o desempenho muscular

Como já explicado, isso auxilia no processo de cicatrização do músculo, levando a uma recuperação mais rápida. Com isso, melhora o desempenho muscular, sendo um ótimo aliado para crescimento muscular e ganho de força.

Alivia dores e inchaço

É ótimo para dores musculares e age nelas de forma não invasiva, impedindo que causem mais complicações, limitem movimentos e interfiram na qualidade de vida. Dessa forma, isso contribui para a reabilitação sem o risco de vícios. Ajuda a curar entorses e a reduzir inchaços. Pode ser um recurso pós-cirurgia também.

Diminui o estresse

As mini correntes elétricas ajudam a relaxar e promovem a liberação de hormônios do prazer e bem-estar. Aliviam tensões de causa física e emocional, sendo um coadjuvante na promoção de mais saúde.

Quais os demais cuidados na recuperação muscular?

A recuperação muscular depende ainda de um conjunto de cuidados que precisam estar presentes para que haja resultados ainda melhores. Confira!

Ter um descanso

Não há dúvidas sobre a importância do exercício físico. No entanto, exageros e estímulos além da conta não são positivos. É preciso respeitar uma periodização entre as atividades, para que o processo de recuperação do músculo seja efetivo. 

O repouso evita a degradação das fibras e poupa a energia que o organismo precisa desencadear para cada movimento. Alternar o treino dos grupos musculares pode ser uma estratégia para que o organismo tenha o devido descanso, mas continue estimulando o metabolismo. 

Cuidar da alimentação e da hidratação

Dieta equilibrada e hidratação são essenciais para a recuperação após os exercícios. Proteínas, aminoácidos essenciais, carboidratos, gorduras boas, vitaminas e minerais não podem faltar no cardápio diário. A água ajuda também no processo anti-inflamatório e estimula a regeneração muscular.

Apostar em massagens

A massagem ajuda a relaxar a musculatura, aumenta o fluxo sanguíneo e acelera a eliminação de toxinas. Dores e fadigas musculares podem ser recuperadas de forma mais rápida, reduzindo os danos dos exercícios. 

Ter qualidade de sono

As noites de sono, da mesma forma, contribuem de forma positiva. Quando dormimos, liberamos hormônios que fazem parte de processos metabólicos, ajudando o desenvolvimento de tecidos e de músculos. 

O ideal é se dedicar de 7 e 8 horas por dia a essa atividade. Porém, cabe ressaltar que as necessidades são individuais, por isso podem mudar de acordo com cada organismo. Investir em um bom colchão e evitar aparelhos eletrônicos logo antes de dormir ajudam a regular a melatonina, para um sono mais reparador.

Enfim, o TENS portátil é um aliado na recuperação muscular e proporciona diversas vantagens, além de permitir o uso doméstico, dando mais praticidade ao tratamento. Na busca de um, procure por bons fornecedores, que tenham credibilidade no mercado e atestem a qualidade, combinado?

Gostou de entender um pouco mais sobre o TENS portátil? Caso tenha ficado com dúvidas ou precise de informações, entre em contato com a Omron!

Share

Sugestões de artigos

Fibrilação atrial: guia sobre o que é e como detectar

Você sabia que a fibrilação atrial é um tipo específico de arritmia cardíaca? Conheça mais sobre a condição, tratamento e prevenção.

Saúde cardiovascular em mulheres: saiba como prevenir doenças

A saúde cardiovascular da mulher deve ser uma preocupação. Confira dicas para prevenir doenças ligadas ao coração!

Como medir pressão em casa e quantas vezes é necessário?

Conheça a importância de escolher o aparelho de pressão certo e saiba quantas vezes você deve monitorar sua pressão em casa para uma saúde cardíaca melhor.

Conheça o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial: saiba mais sobre a data e confira dicas de como prevenir a pressão alta.