Doenças Respiratórias

Inalador para pacientes asmáticos: descubra como esse produto pode ajudar em uma crise

inalador para pacientes asmáticos

Receber o diagnóstico da asma chega a assustar qualquer pessoa. No entanto, se devidamente acompanhados e medicados, os asmáticos podem levar uma vida normal. Por isso, sejam adultos, sejam crianças, os portadores dessa condição devem entender a atuação do inalador para pacientes asmáticos.

No início, as crises são mais comuns porque os pacientes e até os médicos precisam de certo tempo para descobrirem o que realmente provoca os ataques de alergia. A partir das informações dos pacientes, os profissionais podem receitar medicamentos eficazes.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para lhe ajudar a compreender melhor como funciona o inalador para pacientes asmáticos, porque muitas pessoas frequentemente questionam qual é o produto mais indicado — se são as bombinhas ou aqueles que soltam a fumacinha. Esperamos que este material traga benefícios para a sua saúde e o seu dia a dia. Boa leitura!

O que são os inaladores e para que servem?

Em primeiro lugar, precisamos esclarecer uma dúvida bastante comum e que normalmente causa muita confusão em pessoas leigas ou pacientes e famílias que receberam o diagnóstico de asma há pouco tempo.

Inaladores e nebulizadores são a mesma coisa. A diferença está apenas no termo, que, em muitos casos, é uma escolha regional. Portanto, o inalador, ou nebulizador, é um dispositivo usado para administrar medicamentos em pacientes asmáticos por meio do processo da inalação.

Portanto, a função básica do inalador é a de transformar uma medicação que se encontra no estado líquido para a condição de névoa, ou aerossol respirável, que tem a sua formação constituída por micropartículas, cujo tamanho é medido na unidade de μm (micra). 

A asma tem cura?

A resposta ainda é não. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a asma é uma doença crônica que não tem cura por enquanto. Ela pode ser diagnosticada tanto em crianças quanto em indivíduos na idade adulta. A asma afeta as vias aéreas, causando infecções.

Os seus principais sintomas são: dificuldade para respirar, um forte aperto e chiado no peito, tosse, entre outros. O médico especialista no tratamento dessa doença é o pneumologista. Para o diagnóstico preciso, esse profissional normalmente solicita um exame chamado espirometria. 

Os sintomas da asma devem ser levados a sério, não podem ser confundidos com outras doenças e, se forem negligenciados, têm o seu agravamento que pode levar o seu portador à morte, por parada cardiorrespiratória, mesmo em idade adulta.

Quais são os benefícios dos inaladores para os asmáticos?

Quando os asmáticos entram em contato com os agentes que desencadeiam as suas crises alérgicas, os brônquios entram em um processo inflamatório e impedem que a respiração do paciente seja feita de maneira normal.

A administração dos medicamentos recomendados pelos médicos reduz a inflamação dos brônquios e permite que o paciente retorne gradativamente à respiração normal. Em alguns casos, os inaladores são utilizados, também, para o uso de medicação controladora, para evitar as crises.

Conheça alguns agentes biológicos e condições ambientais que podem desencadear as crises inflamatórias nos pacientes portadores de asma:

  • ácaros;
  • fungos;
  • pólens;
  • pelos de animais de estimação;
  • animais ou enfeites de pelúcia;
  • tapetes felpudos, cortinas;
  • infecções por vírus ou bactérias;
  • fumaça de cigarro ou cachimbo;
  • ambientes poluídos;
  • ambientes com temperaturas baixas.

Quais são as diferenças dos inaladores com bombinhas?

As chamadas bombinhas — ou melhor dizendo, os dispositivos inalatórios —, assim como os inaladores, são aparelhos fabricados para administrar medicamentos para os portadores de asma nos seus momentos de crise, ou como tratamento para controle e prevenção desses males. Assim como todos os medicamentos, elas só devem ser usadas por recomendação médica. O que as diferenciam dos inaladores são as suas estruturas físicas de fabricação e as suas maneiras e posições de usar. 

No mercado, existem as bombinhas para uso no modo de spray para os remédios com substâncias no formato de suspensão dentro de suas cápsulas. Outro tipo desses dispositivos são os modelos que podem receber os medicamentos encapsulados na forma de pó. 

Para as bombinhas com remédios na forma de pó, o paciente precisa colocar o produto na boca e aspirar com força para conseguir consumi-lo. No caso de adultos, não há grandes dificuldades para essa maneira de uso. No entanto, para as crianças, dependendo da idade, pode tornar-se inviável. Assim que o asmático administra a bombinha, ela tem um efeito broncodilatador, ou seja, dilata os brônquios para facilitar a respiração. O efeito é imediato.

Quais são os tipos de inaladores da Omron e como eles funcionam?

Atualmente, os inaladores, ou nebulizadores, são disponibilizados pela indústria em três tipos. 

Compressor

O inalador do tipo compressor, conhecido como pneumático ou a ar comprimido, trata-se de uma bomba de ar acoplada a um micronebulizador. Quando ela é acionada pela energia elétrica, faz com que o ar se dirija pelos orifícios desse micronebulizador, transportando o medicamento e criando a névoa que será inalada pelo paciente. 

Conheça os modelos que a Omron comercializa:

Ultrassônico

O inalador modelo ultrassônico funciona captando a energia elétrica e transformando-a em vibrações mecânicas. Esse movimento produz uma névoa com minúsculas gotas, que são transportadas pelo ar. O seu grande diferencial é o de não produzir ruídos e permitir que o paciente fique em qualquer posição no momento de seu uso. 

Veja os modelos de inalador ultrassônico da Omron:

Rede vibratória 

Os inaladores de rede vibratória são eletrônicos, portáteis e podem ser utilizados tanto na energia elétrica quanto com baterias. Funcionam com a tecnologia Mesh. Por meio da vibração de uma membrana, possibilita uma diferença de pressão, fazendo com que a mistura a ser nebulizada passe por microperfurações e gere o aerossol. 

Conheça o modelo NE-U22 da Omron:

Por que devo escolher os inaladores da Omron?

A nossa saúde e a dos nossos familiares é coisa séria e não tem preço que pague a perda de uma vida pela má qualidade ou falha no funcionamento de um equipamento da área da saúde. Os inaladores, antes de serem disponibilizados para o acesso ao público, passam por baterias de testes e fiscalizações. No entanto, existem marcas que oferecem um melhor diferencial, pois usam melhores tecnologias e matérias-primas. 

A Omron Healthcare Brasil tem experiência comprovada em nosso país e leva, como missão, o comprometimento com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Por isso, disponibiliza produtos médicos que são inovadores e clinicamente validados para a monitorização da saúde, o tratamento e a prevenção de doenças. 

Sendo assim, adquirir um inalador para pacientes asmáticos de uma empresa reconhecida pelo mercado é uma maneira segura e eficaz de ministrar os medicamentos recomendados pelos médicos. Afinal, a asma, até o momento, não tem cura, e cabe aos seus portadores evitar os agentes e os ambientes desencadeadores de crises inflamatórias.

Gostou do assunto? Conheça agora toda a linha de inaladores/nebulizadores da Omron.

Share

Sugestões de artigos

ECG portátil, MRPA e MAPA: conheça tecnologias que salvam vidas

Descubra como a tecnologia ECG portátil e os exames MRPA e MAPA estão transformando o cuidado da saúde cardiovascular!

Tudo o que você precisa saber sobre a relação entre rinite alérgica e sinusite

Você sabe a diferença existente entre rinite alérgica e sinusite? ... Tudo o que você precisa saber sobre a relação entre rinite alérgica e sinusite

Inalação e aspiração nasal: o que saber sobre o assunto

Inalação e aspiração nasal: confira, neste guia, tudo o que você precisa saber sobre esses procedimentos!

Qual o tratamento para Mycoplasma Pneumoniae?

Você notou que agora os canais de comunicação estão falando ... Qual o tratamento para Mycoplasma Pneumoniae?