Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardíacas são uma das principais causas de mortes no mundo. Algumas dessas enfermidades nem sempre dão sinais claros de sua presença. Por isso, é fundamental fazer exames do coração periodicamente para identificar precocemente possíveis alterações.
As doenças do coração, quando não tratadas em tempo, podem levar a graves complicações. Nesse sentido, conhecer o histórico familiar, os fatores de risco e fazer exames preventivos pode afastar possíveis enfermidades por meio de um diagnóstico e do tratamento precoces.
Neste artigo, vamos comentar sobre a importância de cuidar do coração, mostrando os 5 principais exames que podem ajudar na prevenção de doenças cardíacas, bem como a relação entre a alimentação e a saúde do órgão. Continue lendo para saber mais!
A importância de cuidar do coração
As doenças cardíacas se referem a várias condições que afetam o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos. Os principais sintomas incluem dor no peito, no ombro esquerdo, nos braços, nos cotovelos, nas costas ou na mandíbula. Além disso, a pessoa pode apresentar dificuldade para respirar, tonturas e enjoos.
O grande problema é que nem sempre essas enfermidades dão sinais. Entretanto, segundo especialistas, é possível prevenir doenças cardiovasculares, já que grande parte delas depende apenas de conscientização e pequenas mudanças nos hábitos e estilo de vida, além dos cuidados ao escolher alimentos para hipertensão, por exemplo. Isso envolve reduzir a ingestão de gordura, de álcool, de tabaco e combater o sedentarismo.
Os 5 principais exames do coração
Além dos cuidados essenciais que devemos ter para evitar doenças cardíacas, é fundamental monitorar a saúde com o acompanhamento médico, por meio de consultas e exames periódicos. As pessoas que apresentam fatores de risco, como obesidade, diabetes, hipertensão e histórico familiar, devem fazê-los a cada semestre.
Já as pessoas mais saudáveis podem fazer os exames a cada um ou dois anos. Veja, a seguir, quais são os principais testes que devem ser realizados para a prevenção de doenças cardíacas.
1. Raio-X de tórax
O exame que utiliza raio-X obtém imagens das estruturas dos órgãos internos que ficam na região do peito, como coração, pulmões, além dos vasos sanguíneos. Com isso, é possível verificar sinais de insuficiência cardíaca.
2. Eletrocardiograma
Esse exame é um procedimento médico básico que avalia a parte elétrica do coração. Com ele, o médico obtém pistas sobre algumas doenças e o formato do coração. Também é possível averiguar ritmo, trajeto que o impulso elétrico faz dentro do coração e frequência dos batimentos cardíacos.
Para realizá-lo, o paciente fica na posição deitada para que 12 eletrodos sejam posicionados. Eles são colados na pele dos braços, das pernas e do tórax por meio de adesivo ou sucção, a fim de captar a atividade elétrica do coração — que passa para os tecidos próximos e chega até a pele.
As informações são enviadas para um aparelho, que as registra em um papel. Por meio da análise do seu traçado, é possível verificar se há uma sequência de batimentos e se o ritmo é normal, rápido ou lento. Os resultados permitem avaliar se o paciente apresenta condições de praticar atividades físicas, como andar na esteira, entre outras.
3. Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)
O MAPA é o exame de monitorização ambulatorial da pressão arterial, normalmente indicado para o diagnóstico de doenças crônicas, como a pressão alta e a hipertensão arterial sistêmica. Para os pacientes já diagnosticados, essa avaliação é utilizada para analisar a eficácia de uma medicação prescrita.
Ele é feito por meio de uma braçadeira ligada a um aparelho eletrônico durante 24 horas, que registra a pressão arterial ao longo do dia. Posteriormente, o médico avalia os dados coletados para ajudar na escolha do tratamento mais adequado para cada caso.
4. Holter
O Holter é uma espécie de eletrocardiograma, que tem por objetivo medir a atividade elétrica do coração através da superfície do corpo em períodos de 24, 48 ou 72 horas, dependendo da necessidade individual. Esse exame é solicitado para os pacientes que apresentam sintomas de alterações cardíacas, como falta de ar, tonturas e palpitações.
O paciente precisa ficar com o aparelho ligado ao corpo durante um período estabelecido pelo médico, a fim de monitorar as atividades cardíacas e gravar as informações para uma posterior avaliação.
5. Ecocardiograma
O ecocardiograma ou ecocardiografia é um exame de ultrassom que analisa a anatomia e o funcionamento do coração, além do fluxo nos vasos sanguíneos e câmaras cardíacas. Por meio dele, é possível o acompanhamento dos batimentos cardíacos por imagens, em tempo real.
Ele é feito por meio do movimento de uma sonda sobre o peito do paciente (transtorácico) ou pelo esôfago (transesofágico). Também pode ser solicitado um exame de eco de estresse, que é realizado para detectar diferenças nas câmaras e válvulas do músculo cardíaco, bem como a intensidade com que o coração bate enquanto a pessoa pratica exercícios físicos.
A relação entre alimentação e a saúde do coração
O consumo de vitaminas e minerais é a base para um coração saudável. Entre os alimentos que ajudam na manutenção da saúde cardíaca, encontram-se os que reduzem o colesterol e a inflamação e diminuem a pressão sanguínea, como:
- aveia;
- azeite;
- frutas, especialmente, as ricas em gorduras boas, como o abacate;
- leguminosas;
- nozes e sementes (oleaginosas);
- peixes (ricos em ômega 3);
- verduras de folhas escuras.
O sal em excesso é prejudicial à saúde do coração e se encontra em grande quantidade nos alimentos industrializados. Nesse sentido, uma alternativa para temperar os alimentos é utilizar um pouco de vinagre, limão ou diferentes ervas. Com isso, é possível obter muito mais sabor às refeições e evitar os malefícios do sódio.
Alimentação saudável
Ao contrário do que muitos pensam, uma alimentação saudável não depende de limitações rígidas ou privação dos alimentos de que a pessoa gosta muito. Ela se refere a um padrão alimentar que objetiva manter uma boa saúde física, mental e emocional.
Isso inclui opções alimentares diversas e equilibradas, que atendam às necessidades individuais de nutrientes e energia. A alimentação saudável proporciona bem-estar, com mais energia e bom humor. Para isso, é preciso substituir alimentos processados por frescos e naturais, sempre que for possível.
Como vimos, é fundamental fazer exames do coração periodicamente para identificar a tempo possíveis alterações cardíacas e obter acompanhamento médico para um tratamento adequado. Isso evita complicações de eventuais doenças e garante a manutenção da saúde, com mais qualidade de vida.
Gostou deste artigo? Assine a newsletter e receba nossos conteúdos direto em seu e-mail.