Quando se trata de cuidados com a saúde, especialmente nos casos de hipertensão, saber como medir pressão em casa é uma recomendação médica importante. Isso porque o tratamento da hipertensão requer o uso de um aparelho para uso doméstico.
Embora possa parecer um desafio manter uma rotina de aferições da pressão, sobretudo para quem não está acostumado, a verdade é que, com o aparelho certo e alguns passos simples, é possível acompanhar sua saúde cardiovascular dia após dia.
Continue para descobrir como medir a pressão em casa e a frequência recomendada para realizar as medições. Garanta já a boa saúde do seu coração!
Quando é necessário medir a pressão em casa?
A aferição da pressão é um hábito importante para muitas pessoas. No entanto, existem, basicamente, dois grupos de pessoas que podem e devem medir a pressão em casa.
O primeiro grupo são aqueles que já têm doenças cardiovasculares diagnosticadas e precisam monitorar a oscilação da pressão de perto. Por exemplo, alguém que teve um ataque cardíaco ou que tem hipertensão precisa ficar de olho na pressão regularmente.
O segundo são as pessoas que entendem a importância da prevenção e desejam ficar atentos a qualquer alteração na pressão. Se notarem algo diferente, podem procurar um médico a tempo de evitar problemas maiores.
Nesse segundo grupo, é o caso de alguém que tem histórico familiar de doenças cardíacas. Essa pessoa pode querer ficar de olho na pressão para se certificar de que está saudável.
Quantas vezes é necessário medir?
A pressão arterial muda ao longo do dia. Isso significa que apenas uma leitura isolada não fornece todas as informações necessárias. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda um mínimo de sete medições no período de 72 horas (3 dias).
Em alguns casos, é recomendado medir a pressão pelo menos uma vez por semana em diferentes horários e dias. Fazendo isso, é possível obter uma média mais precisa e entender melhor como a pressão varia ao longo do tempo.
Porém, algumas pessoas podem precisar medir a pressão com ainda mais frequência, e isso inclui aquelas com condições médicas que requerem monitoramento constante, como pressão alta ou problemas cardíacos.
Nesses casos, o médico pode recomendar uma frequência maior de medição dependendo da gravidade da condição e da necessidade de ajustar o tratamento.
Como medir a pressão em casa?
Fora do ambiente hospitalar e na ausência de um profissional de saúde para oferecer orientações, você pode medir sua pressão seguindo alguns passos simples. Confira a seguir!
Escolha do aparelho
Ter o medidor de pressão arterial certo pode facilitar a sua a rotina de aferições e garantir resultados confiáveis. Na hora de adquirir o seu aparelho, você encontrará dois tipos à disposição: os analógicos e os digitais.
Os medidores digitais são os mais escolhidos porque não precisam de técnicas de aferição e são fáceis de usar. Eles são compostos por um manguito que é inflado automaticamente e, em poucos segundos, uma tela digital que exibe os resultados.
No momento de escolher o aparelho, você também terá de escolher entre os medidores de pulso ou de braço. Ambos são precisos e podem ser seus aliados na rotina de monitoramento da pressão.
Preparação
Já adquiriu o seu medidor de pressão? Antes de realizar a aferição, é importante se preparar do jeito certo. Evite, por exemplo, consumir álcool e cafeína ou fumar pelo menos 30 minutos antes. Assim, não haverá interferências nos resultados.
Outra dica importante é vestir roupas confortáveis e se certificar de que a manga da camisa esteja enrolada ou removida para facilitar a colocação do manguito.
Posicionamento correto
O seu posicionamento pode contribuir para a leitura precisa da pressão arterial. É importante se sentar em uma cadeira com os pés apoiados no chão, e o braço que será utilizado para a medição apoiado em uma superfície, como uma mesa, na altura do coração.
Feito isso, posicione o manguito do aparelho na parte superior do braço, cerca de 2 a 3 centímetros acima do cotovelo. Certifique-se de que o manguito esteja ajustado firmemente, mas não apertado demais.
Realização da medição
Com o posicionamento correto e o aparelho preparado, é hora de fazer a medição. Pressione o botão iniciar no aparelho e aguarde enquanto ele infla o manguito e depois desinfla. Durante o processo de medição, mantenha-se calmo e quieto, evitando falar ou mover-se excessivamente para afastar interferências nos resultados.
Interpretação dos resultados
Após a medição, os números serão exibidos no visor do aparelho. Eles possuem duas medidas:
- a pressão sistólica (o número maior), que representa a pressão do coração bombeando sangue para fora;
- a pressão diastólica (o número menor), que indica a pressão do coração relaxando entre as batidas.
Uma leitura normal é geralmente abaixo de 120/80 mmHg. Se os números estiverem acima desse limite, é importante consultar um médico para avaliação adicional e orientação.
Qual a importância do bom aparelho de medição?
O aparelho certo pode fazer toda a diferença na precisão dos resultados. Se o equipamento que você tem em casa não for preciso, os números podem estar errados, levando a preocupações desnecessárias ou à falta de detecção de problemas reais.
Então, é importante escolher o aparelho de uma empresa de confiança, porque isso nos dá garantia de qualidade. A Omron, por exemplo, é reconhecida por oferecer soluções de alta qualidade para a medição da pressão arterial.
Os monitores de pressão da Omron são inteligentes e fáceis de usar, o que garante que você tenha uma medição correta sempre. Além disso, nossos aparelhos fornecem a capacidade de armazenar as medições. Assim, você poderá acompanhar seu bem-estar de perto.
Os monitores da Omron são digitais, e todo o processo de medição é praticamente automático. Você coloca a braçadeira em volta do braço ou pulso, liga o dispositivo e o manguito inflará para iniciar a medição e desinflará quando a medição for feita. Uma vez finalizada, a leitura final aparecerá na tela.
Nossa empresa foi eleita em 2018 pela pesquisa Global Home Appliance Market Comprehensive Survey como a marca número 1 em monitores de pressão de uso doméstico. Isso significa que escolher um aparelho da Omron é optar por um equipamento que é sinônimo de confiabilidade e qualidade no campo dos cuidados de saúde.
Agora que você já sabe como medir pressão em casa, lembre-se de que é fundamental buscar orientação médica para escolher o aparelho correto e manter a frequência ideal de medições. Com a combinação de um aparelho confiável e a supervisão médica, é possível manter um acompanhamento preciso da saúde do coração.
Chegou a hora de acompanhar seu bem-estar de perto! Confira os modelos de monitor de pressão da Omron e escolha já o seu.