Doenças Respiratórias

Inalação e aspiração nasal: o que saber sobre o assunto

Respirar bem é fundamental tanto para a regulação das funções do organismo quanto para a sensação de bem-estar. Nesse contexto, cuidar da inalação e da aspiração nasal pode contribuir muito para uma respiração mais confortável.

O uso de equipamentos para essa tarefa faz parte do cotidiano de várias pessoas. No entanto, saber como utilizar esses produtos corretamente e de forma responsável é muito importante para garantir a saúde respiratória.

Neste artigo, entenda melhor como fazer a inalação e a aspiração nasal e quais são os cuidados essenciais que devem ser tomados.

Dia Mundial da Respiração: quando é?

Em 11 de abril, celebramos o Dia Mundial da Respiração. Nessa ocasião, reforçamos a importância da conscientização sobre os cuidados respiratórios, especialmente devido ao crescente número de doenças respiratórias na população.

No Brasil, por exemplo, entre janeiro e abril de 2023, foram mais de 49 mil casos registrados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O número trouxe um alerta para os profissionais de saúde sobre o reforço dos cuidados com a respiração.

Atualmente, diversos fatores podem interferir na saúde respiratória, tanto ambientais e psicológicos quanto genéticos e biológicos. Por conta disso, investir em medidas preventivas e em uma rotina de atenção às necessidades do sistema respiratório se torna ainda mais necessário.

Qual a importância?

Falar sobre a qualidade da respiração envolve também abordar dois processos importantes para cuidar do sistema respiratório: a inalação e a aspiração nasal.

O primeiro processo é importante para a desobstrução dos canais respiratórios, favorecendo uma respiração mais leve, diminuindo a tosse e reduzindo a falta de ar provocada pelo entupimento das vias aéreas.

Já a aspiração nasal serve para limpar e remover as secreções acumuladas no nariz e nas vias aéreas superiores, também permitindo uma respiração mais leve, sem a sensação de entupimento.

Ambos são importantes para melhorar a qualidade de vida ao longo do dia, evitar estresse ao respirar, ter fôlego suficiente para realizar as atividades cotidianas e promover a sensação de relaxamento com a respiração consciente.

Como funciona a inalação nasal?

A inalação nasal é a aspiração da mistura do ar com substâncias inaláveis. Geralmente, em um inalador, são adicionados medicamentos e solução fisiológica. O aparelho realiza a nebulização dessa mistura em vapor. Desse modo, o organismo recebe essa combinação por meio das vias respiratórias, permitindo que a medicação atue no alívio da dificuldade de respiração.

Geralmente, a inalação atua com a comunicação entre as vias respiratórias superiores e os alvéolos pulmonares. Esse processo ajuda no tratamento de problemas respiratórios agudos, como bronquite, asma, sinusite e demais inflamações ou infecções do sistema respiratório.

A atenuação da congestão nasal acontece, principalmente, por conta da ação de medicamentos broncodilatadores, que melhoram a passagem de ar nas vias aéreas. Além disso, a umidificação dessa região ajuda no alívio da irritação local e na fluidificação de secreções, favorecendo a liberação de muco, que também pode entupir o nariz.

Em outras palavras, a inalação ou a nebulização podem ser feitas por meio da adição de soro fisiológico no inalador, permitindo a umidificação das vias aéreas. Ou, por sua vez, podem ser realizadas com a mistura do soro fisiológico com medicamentos broncodilatadores, estimulando ainda mais a desobstrução do nariz e a fluidez da respiração.

Como funciona a aspiração nasal?

A aspiração nasal tem como objetivo fazer a limpeza dos canais do nariz. Geralmente, nesse processo, é usada uma solução salina, feita apenas com água e sal, a fim de favorecer a excreção do muco ou de crostas que aderem às paredes nasais.

A aspiração nasal, também conhecida como limpeza ou irrigação, costuma ser recomendada para bebês e crianças pequenas. Desse modo, é possível manter o nariz limpo, assoado e favorável à respiração leve, sem dificuldades para a passagem do ar. Além disso, esse processo costuma ser recomendado em casos de resfriados, gripes ou demais doenças respiratórias.

A aspiração nasal requer equipamentos adequados e técnica correta para evitar danos nasais, neurais e no ouvido. Como o objetivo é remover o muco nasal por meio de um jato de água, a delicadeza no procedimento, principalmente com crianças e bebês, vai prevenir danos e lesões na região.

Por que fazer a inalação antes da aspiração?

O uso de um inalador ou nebulizador é altamente recomendado antes da lavagem nasal. Isso porque prepara o sistema respiratório para o procedimento e aumenta a eficácia da aspiração.

No caso de pessoas com doenças respiratórias e pulmonares crônicas, é comum realizar a inalação de 3 a 5 vezes ao dia, conforme orientação médica. Portanto, se o seu médico recomenda esse processo, é crucial compreender a importância de seguir corretamente as etapas para melhorar a condição e prevenir complicações.

A seguir, destacamos algumas vantagens que tornam essa sequência de processos estratégica.

Desobstrução das vias aéreas superiores

A inalação permite iniciar o processo de desobstrução das vias aéreas superiores. Com isso, o organismo já começa, por si só, a liberar o muco que estava aderido às paredes do sistema respiratório, favorecendo a excreção e a limpeza da respiração.

Ao finalizar o processo com a aspiração nasal, é possível remover os fluidos que já estão se soltando. Em outros termos, essa é uma maneira de aspirar o nariz após a inalação de forma mais eficiente, retirando boa parte do muco que causa a respiração mais pesada. 

Diminuição de desconforto

Vale a pena destacar também que a nebulização ajuda a tornar a respiração mais confortável, visto que a broncodilatação diminui a sensação de falta de ar ou fôlego por um curto período. Desse modo, é um procedimento recomendado algumas horas antes de dormir, a fim de manter a qualidade do sono.

Em seguida, com a aspiração, é possível remover os fluidos e evitar a sensação de nariz escorrendo. Além disso, a respiração fica ainda mais confortável com as vias aéreas limpas, o que reduz o estresse causado pela falta de ar e pelo desconforto do peso para respirar.

Aspiração mais eficaz

Até mesmo o processo da aspiração fica mais eficaz quando você faz a inalação antes de dar início ao procedimento. Isso porque a limpeza é mais prática quando boa parte das crostas e do muco está se desprendendo das narinas.

O cuidado com a aspiração é fundamental, pois a pressão usada no jato pode causar inflamação no ouvido, levar fluidos para regiões indesejadas, promover o acúmulo de líquidos em áreas que causam infecções e gerar demais complicações. Desse modo, aumentar a eficácia da aspiração é uma iniciativa muito importante para os cuidados com a saúde.

Prevenção de complicações

A combinação completa de cuidados com a inalação e a aspiração é ótima para prevenir complicações no sistema respiratório, como infecções e inflamações. Além disso, pode ajudar na redução dos sintomas de doenças crônicas que afetam as vias aéreas, como é o caso da rinite, asma, bronquite, sinusite e outras condições.

Ao prevenir complicações, automaticamente, é possível investir também nos cuidados com o bem-estar e a qualidade de vida. Com a respiração leve e fluida, sem chiados ou obstrução das vias aéreas, é viável desfrutar de mais disposição, melhora no humor e aumento do fôlego.

Como fazer inalação e aspiração nasal?

Para dar início a uma rotina com inalação e aspiração nasal, é importante conhecer o passo a passo dessa combinação de procedimentos que trará mais conforto ao respirar. A seguir, confira as nossas dicas!

Lave bem as mãos

Antes de começar a usar o inalador ou o aspirador nasal, é importante estar com as mãos devidamente higienizadas. Esse cuidado vai garantir que o material não seja contaminado e prevenir possíveis infecções durante a inalação ou aspiração.

Além disso, é importante evitar quaisquer resíduos na boca na hora de iniciar os procedimentos. Isso porque qualquer alimento pode ser levado às vias aéreas e causar complicações.

Siga as prescrições médicas

No momento de preparar a solução do inalador, é fundamental seguir à risca as prescrições médicas. Em casos de crise de bronquite ou asma, por exemplo, costuma ser recomendado o uso de broncodilatadores. A dosagem correta e os medicamentos devem ser aplicados mediante receita obtida após uma consulta com o profissional de saúde.

Inicie a inalação na posição sentada

Seja com soro, seja com solução fisiológica e medicamentos, a inalação deve ser feita na posição sentada. É importante que o indivíduo esteja acordado e respirando de forma ativa, ainda que pela boca. No geral, não é preciso forçar a respiração, muito menos acelerá-la. Basta manter o ritmo normal.

A posição sentada é necessária para evitar asfixia ou afogamento pelos fluidos. Se o indivíduo que estiver realizando a inalação for um bebê, é fundamental que um adulto o segure durante todo o processo.

Use uma máscara de inalação adequada

A máscara de inalação deve cobrir completamente a boca e o nariz do indivíduo, com encaixe no início do nariz e no queixo. Existem produtos de diversos tamanhos, destinados a variadas faixas etárias.

Esse cuidado é importante para que o procedimento atinja o efeito desejado. Afinal, máscaras frouxas podem fazer com que a solução de inalação saia demais para o ambiente. Já as apertadas provocam desconforto no indivíduo.

Cumpra o tempo de inalação

O tempo de inalação depende diretamente da prescrição médica. Geralmente, os profissionais recomendam a inalação de 15 a 20 minutos. Portanto, é importante cumprir o período indicado para o paciente, garantindo o aumento da eficácia do procedimento e prevenindo problemas.

Lave os recipientes com água e sabão

A máscara e o recipiente da solução de inalação podem ser lavados com água corrente e sabão, removendo bem os resíduos. O ideal é que não sejam compartilhados, a fim de evitar contaminações. No entanto, se houver apenas um inalador para a família, é fundamental, após a higienização, esterilizar os materiais com água fervente antes do novo uso.

Prepare o aspirador nasal

Após a inalação, o sistema respiratório está ainda mais preparado para a aspiração e a limpeza das vias aéreas. Desse modo, chega o momento de preparar o aspirador nasal, com higienização com água e sabão. Com o material limpo, encha-o com a dose necessária de soro fisiológico recomendada pelo médico. 

Coloque o indivíduo em posição ereta para a aspiração

É fundamental que o corpo da pessoa que vai realizar a aspiração nasal esteja ereto. Caso seja você, posicione-se em pé, em frente à pia do banheiro. Se for um bebê, imobilize levemente os braços da criança e o segure de costas para você.

Incline a cabeça para o lado

Incline suavemente a sua cabeça ou a da pessoa que será submetida à aspiração nasal para o lado oposto ao da aplicação inicial do aspirador. Esse cuidado é fundamental para assegurar que o soro seja completamente drenado e para que não haja resíduos nas vias aéreas.

Faça um jato leve de soro

Introduza o bico do aspirador na narina e aperte levemente, de forma lenta e contínua, para que o jato da solução fisiológica seja impulsionado pelas vias aéreas. Você vai notar o fluido saindo pela narina oposta. 

Evite forçar demais o jato nessa hora, para não lesionar as partes superiores do sistema respiratório nem o ouvido. Além disso, se você estiver realizando o procedimento em outra pessoa, prepare-a para o que vai acontecer, evitando que ela se assuste.

Em seguida, enxugue a secreção que saiu na narina oposta e, após remover o muco, repita o procedimento no outro lado. Ao final da aspiração, limpe todo o nariz com um lenço macio e lave o aspirador com água e sabão, deixando-o secar totalmente em um ambiente limpo.

Qual a importância de comprar um inalador de qualidade?

Como você viu, um aparelho inalador tem uma grande importância no tratamento de doenças respiratórias. Além disso, tem utilidade na administração de medicamentos para as vias aéreas e garante a umidificação da região, o que proporciona um alívio em diversos sintomas de obstrução, irritação e coceira.

Devido à utilidade do aparelho, é fundamental investir em um inalador de qualidade, uma vez que a eficiência do equipamento está diretamente relacionada aos cuidados com a saúde e o bem-estar do indivíduo.

Além disso, procurar por produtos de qualidade, fabricados por empresas confiáveis no mercado e especialistas nesse nicho, é uma atenção à segurança de uso do equipamento. Dessa forma, é possível reduzir as chances de acidentes e prejuízos.

Aparelhos de qualidade também são mais silenciosos e têm uma maior durabilidade. Desse modo, são mais agradáveis para a experiência de uso e ajudam a valorizar o investimento, uma vez que não estragam tão rapidamente.

Outro ponto de destaque é que contar com uma empresa de qualidade ajuda a ter acesso à manutenção e ao suporte sempre que necessário. Com isso, você tem ainda mais segurança e confiança para usar o equipamento e reforçar os cuidados com a saúde respiratória.

Quais as características de um inalador de qualidade?

Um inalador de qualidade apresenta algumas características-chave que facilitam o reconhecimento do produto mais adequado na hora da compra. Para ajudar, separamos alguns critérios que devem ser analisados ao escolher o modelo.

A seguir, confira características importantes que não podem faltar em um bom inalador e saiba como escolher a melhor opção!

Modelo

Atualmente, existem diferentes modelos de inaladores, com designs variados. Encontrar uma opção compacta e que cabe em um espaço limpo e protegido do calor, da umidade e de potenciais contaminações faz toda a diferença no seu investimento.

Além disso, é interessante conferir o modelo mais adequado para a rotina de uso. Com isso, é possível posicioná-lo em um lugar estável e de fácil manipulação durante a inalação. Embora pareça um mero detalhe, encontrar uma opção que se adapta às necessidades da sua casa e às práticas do dia a dia ajuda a realizar o tratamento adequadamente.

Peso

Ter acesso a um aparelho portátil pode facilitar o manuseio e o uso seguro do inalador. Por esse motivo, é importante avaliar o tipo de equipamento e, principalmente, o peso. Desse modo, é viável identificar se essa é uma opção fácil de carregar em viagens ou em momentos em que pode ser necessário o uso.

Som

Você, provavelmente, já ouviu muitas pessoas reclamarem do som do aparelho de inalação. Na verdade, é importante saber que não são todos os equipamentos que emitem ruídos altos. Por isso, é fundamental observar também essa característica.

Atualmente, não faltam aparelhos discretos e que não causam incômodo quando são ligados. Para ajudar na escolha, procure por vídeos demonstrativos de uso ou peça para que o profissional atendente da loja apresente o produto para avaliar a altura do ruído emitido pelo aparelho.

Acessórios

Um inalador deve vir com o recipiente para a solução fisiológica e os medicamentos, além de máscaras de tamanho adulto e infantil e fio conector. Conferir se todos esses acessórios estão inclusos no modelo que você deseja é um cuidado importante.

Nesse momento, observe também se os acessórios são adequados para as pessoas que vão usar o equipamento. Por exemplo, se o inalador será dividido com a família, vale a pena ter mais de uma máscara e providenciar o uso pessoal de cada uma. Já se a inalação é para bebês, ter um elástico para segurar a máscara pode ajudar muito na rotina.

Garantia

Todo eletrodoméstico deve ter uma garantia do fabricante. A vida útil de um inalador é de até 5 anos. Portanto, é comum que as empresas ofereçam um período de garantia dentro desse período para cobrir defeitos de fábrica e problemas na estrutura do produto.

Checar a garantia do inalador antes de realizar a compra também ajuda a identificar as melhores marcas e as empresas que vão oferecer mais segurança para comprar os equipamentos.

Por que comprar um inalador da Omron?

A Omron é uma empresa que investe em tecnologias confiáveis para cuidar da sua saúde. Além disso, conta com produtos que fornecem diversas vantagens para você e para toda a sua família.

Os inaladores Omron são excelentes exemplos de qualidade e confiança quando se trata da sua saúde respiratória. Eles oferecem desde o controle de sintomas de doenças até a promoção de um pulmão mais saudável, proporcionando melhoras significativas no seu bem-estar.

Entre os principais diferenciais da Omron, é possível mencionar a diversidade de modelos disponíveis. O objetivo é que você encontre a opção que esteja mais alinhada com as suas necessidades. Entre os itens que estão disponíveis, podemos destacar:

  • inalador compressor — com o mínimo de desperdício de medicamentos, esse aparelho oferece a possibilidade de acesso a um tratamento eficaz, com alcance às vias aéreas superiores e inferiores;
  • inalador ultrassônico — permite fazer a inalação na posição deitada, sendo indicado para o tratamento de transtornos nas vias respiratórias, como as gripes, os resfriados, as alergias, a asma, a doença pulmonar obstrutiva crônica e muito mais;
  • inalador com malha vibratória — conta com uma tecnologia de rede vibratória que permite a transformação de medicamentos líquidos em aerossol, de modo que maximiza o tratamento, reduz desperdícios e não deixa resíduos após a inalação.

Outra vantagem de contar com um modelo de inalador da Omron é o acesso a equipamentos silenciosos, com alta durabilidade e acabamento de qualidade. Desse modo, você tem um aparelho que vai estar ao seu lado sempre que precisar, oferecendo segurança e eficácia para os mais variados tratamentos de doenças respiratórias.

Por fim, destacamos que o importante mesmo é entender as diferenças entre a inalação e a aspiração nasal. Aprender a fazer esses procedimentos em casa, com a devida prescrição médica, vai proporcionar o alívio de diversos sintomas de bronquite asmática, rinite alérgica, sinusite e várias outras doenças crônicas ou agudas que afetam o sistema respiratório e causam incômodos.

Além disso, a fim de garantir um tratamento eficaz com a inalação e a aspiração nasal no dia a dia, é fundamental investir em um bom aparelho. Por esse motivo, não deixe de ir em busca de equipamentos de qualidade e de contar com o apoio de empresas que ofereçam inovação, eficácia e confiança.

Você gostou deste artigo? Então, encontre agora mesmo um inalador de qualidade para usar nas mais variadas situações e ter alívio ao respirar. Conheça os produtos da Omron e conte com tecnologia de ponta nos cuidados com a sua saúde!

Share

Sugestões de artigos

[INFOGRÁFICO] Congestão nasal: 7 dicas para aliviar

ECG portátil, MRPA e MAPA: conheça tecnologias que salvam vidas

Descubra como a tecnologia ECG portátil e os exames MRPA e MAPA estão transformando o cuidado da saúde cardiovascular!

Tudo o que você precisa saber sobre a relação entre rinite alérgica e sinusite

Você sabe a diferença existente entre rinite alérgica e sinusite? ... Tudo o que você precisa saber sobre a relação entre rinite alérgica e sinusite

Qual o tratamento para Mycoplasma Pneumoniae?

Você notou que agora os canais de comunicação estão falando ... Qual o tratamento para Mycoplasma Pneumoniae?