As doenças cardiovasculares ainda afetam uma parcela grande da população brasileira, mas hoje em dia temos formas de detectar esses problemas antes que fiquem graves. Graças à tecnologia, existem dispositivos como o ECG portátil e os exames MRPA e MAPA, que nos ajudam a entender melhor nossa saúde cardiovascular.
Se você tem curiosidade de conhecer essas soluções, continue conosco! Para explicar como o ECG portátil, MRPA e MAPA aumentam as chances de aderir ao tratamento de problemas de saúde, contamos com a ajuda de Weimar Sebba Barroso, professor associado de Cardiologia da FM-UFG e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Como a evolução da tecnologia salva vidas em casos de doenças cardiovasculares?
As formas de evitar e tratar doenças do coração e a hipertensão estão cada vez mais acessíveis e práticas. Dispositivos como o ECG portátil e procedimentos como o MAPA e a MRPA têm ajudado bastante nisso.
Agora, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde têm à disposição recursos que antes eram reservados apenas para ambientes clínicos. Essa mudança garante um acompanhamento mais próximo e contínuo das condições cardíacas dos pacientes.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a possibilidade de realizar esse acompanhamento contínuo da saúde cardiovascular contribui tanto para a identificação de problemas de saúde quanto para o tratamento futuro:
"Se conseguimos diagnosticar mais cedo essas alterações na pressão e no ritmo cardíaco, arritmias ou comportamento de pressão arterial, como no caso da hipertensão mascarada, é possível iniciar quanto antes estratégias de controle de tratamento, seja não medicamentoso ou medicamentoso".
ECG portátil, MRPA e MAPA: como são utilizados?
A seguir, entenda como o ECG portátil, a Medição Residencial da Pressão Arterial (MRPA) e o Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) são utilizados na prática clínica para beneficiar pacientes e médicos.
ECG portátil
O eletrocardiógrafo portátil é um dispositivo que permite que você faça um eletrocardiograma (ECG) em qualquer lugar. Como ele, é possível monitorar a sua atividade cardíaca com o máximo de praticidade.
O aparelho capta e amplifica impulsos elétricos do músculo cardíaco, e os resultados aparecem em gráficos. É com esse traçado que o cardiologista estuda os batimentos cardíacos para verificar se o ritmo é sinusal ou se existem alterações.
Um bom exemplo é o KardiaMobile 6L, da OMRON, o único eletrocardiograma portátil de seis derivações. Com apenas alguns toques, você pode registrar dados de ritmo cardíaco de nível médico em segundos e detectar até seis das arritmias mais comuns.
O uso desse aparelho abre uma série de possibilidades para o exame de eletrocardiograma. Afinal, uma das principais vantagens do ECG portátil é a flexibilidade de levá-lo a qualquer local dentro ou fora de um hospital.
No entanto, embora ofereça muitas vantagens, ele não substitui a necessidade de um eletrocardiograma realizado por um profissional de saúde em um ambiente controlado, como um hospital ou clínica. É o que diz Weimar Sebba Barroso, presidente da SBC:
"É lógico que o eletrocardiograma realizado nos hospitais ou clínicas tem um papel importante. Até porque é um eletrocardiograma de doze derivações. Assim, há uma quantidade maior de informações em relação à atividade elétrica do coração. Geralmente, é feito em cenários de emergência ou de urgência".
MRPA
A Medição Residencial da Pressão Arterial (MRPA) é o acompanhamento da pressão pelo próprio paciente em seu ambiente doméstico. A aferição acontece por meio de um monitor portátil, que deve ser usado em diferentes momentos do dia.
O paciente precisa seguir as instruções do aparelho para iniciar a medição da pressão arterial. Isso geralmente envolve colocar o manguito ao redor do braço, pressionar um botão para iniciar a medição e permanecer quieto enquanto o aparelho realiza a medição.
De acordo com as V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, o registro da pressão na MRPA acontece ao longo de 5 dias, com 3 medidas de manhã e 3 à noite, feitas durante a vigília pelo paciente ou por uma pessoa treinada, tanto no domicílio quanto no trabalho, usando aparelhos validados.
O acompanhamento da pressão em diferentes momentos do dia é importante porque, muitas vezes, quando estamos no consultório médico, podemos ficar nervosos, e isso pode influenciar a leitura da pressão arterial.
Contudo, em casa, em um ambiente mais relaxado e familiar, as leituras do monitor portátil tendem a ser mais precisas e representativas do que realmente está acontecendo com a sua pressão arterial.
Nos casos de hipertensão, o paciente que inclui essa medição residencial na sua rotina têm maior probabilidade de aderir ao tratamento, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Isso acontece porque a pessoa se torna mais consciente da sua condição e do impacto das escolhas na sua saúde.
MAPA
O Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é o registro da pressão arterial durante as 24 horas do dia, incluindo os períodos de vigília, sono e atividades rotineiras. O exame é realizado utilizando um aparelho que registra a pressão arterial em intervalos regulares ao longo do dia e da noite.
O aparelho MAPA consiste em um monitor pequeno que é preso à cintura do paciente e conectado a um manguito colocado ao redor do braço. No período de monitoramento, o manguito infla automaticamente em intervalos regulares para medir a pressão.
A principal diferença do MAPA para a MRPA está na duração do monitoramento e na frequência das medições. Veja o que diz Weimar Sebba Barroso, presidente da SBC, sobre os dois métodos:
"É evidente que existem diferenças entre os métodos, uma vez que o MAPA me dá uma informação ao longo das 24 horas, inclusive durante o sono, e a MRPA, pelo menos no Brasil, ainda não consegue trazer essa informação em relação ao período noturno."
Na prática, enquanto o MAPA realiza medições regulares da pressão arterial durante as 24 horas, o registro da MRPA, como já vimos, é dividido em três medições pela manhã e três à noite, durante cinco dias consecutivos.
Por que escolher os aparelhos Omron Healthcare?
A Omron Healthcare é uma empresa de equipamentos médicos que está comprometida em ajudar as pessoas a terem vidas mais ativas e gratificantes. Temos monitores de pressão arterial, nebulizadores, ECG portátil, termômetros digitais, monitores de composição corporal, entre outros equipamentos para sua saúde.
Garantia do produto
Os equipamentos da Omron prezam os mais altos padrões de qualidade, e o prazo de garantia oferecido varia de acordo com o modelo do produto. O monitor de pressão profissional HEM-7349T, por exemplo, tem 5 anos de garantia.
OMRON connect
O que você acha de ter um aplicativo para visualizar, salvar e compartilhar os resultados do seu ECG portátil ou monitor de pressão? Com o OMRON connect, isso é possível. Nosso aplicativo permite que você armazene suas medições para estar sempre no controle da sua saúde, além de poder compartilhar os dados com seu médico.
Reconhecimento global
A Omron foi classificada entre as "Melhores Marcas do Japão 2024" pela Interbrand, uma das maiores empresas de branding do mundo. É um reconhecimento que mostra a confiança e o respeito que os equipamentos da Omron conquistaram globalmente.
Agora que você já sabe que o ECG portátil e os exames MRPA e MAPA são valiosos no cuidado da saúde cardiovascular, lembre-se de contar com os equipamentos da Omron para garantir uma vida mais longa e saudável.
Monitore a saúde do seu coração já! Aproveite para conhecer agora mesmo os modelos de ESG portátil da Omron.