Você já reparou como nosso corpo reage ao clima? Em dias de tempo chuvoso, é a época que mais tendemos a adquirir doenças respiratórias. Isso acontece porque ficamos mais propensos a contaminação com determinados vírus, em decorrência da baixa da imunidade.
Além disso, a falta de planejamento e controle urbano cria um cenário perfeito para o acúmulo de lixo. Consequentemente, alagamentos que desenvolvem outras doenças mais graves, como dengue, leptospirose, diarreias agudas, hepatites, entre outras.
Assim que surge o período de chuva, aliviando o calor, hospitais enchem de pacientes apresentando sintomas dessas e outras doenças. O controle do governo é muito importante para que isso não aconteça, entretanto, podemos tentar nos resguardar desse tipo de situação.
Você sabe quais são as principais doenças e como evitá-las? Se os impactos de dias chuvosos afetam também a sua saúde, não deixe de conferir este artigo. Aqui, vamos explicar o que precisa ser feito para proteger você e a sua família.
Quais são as principais doenças em período de tempo chuvoso?
O organismo humano é muito sensível às oscilações no clima. Toda vez que as temperaturas estão mais altas e bruscamente são reduzidas, acabamos saindo da sensação mais seca e chegando ao tempo chuvoso. Esse efeito causa mudanças em nosso corpo, entre elas, o choque térmico e a diminuição da imunidade.
Isso nos torna muito propensos a qualquer doença. Confira quais são as mais comuns e, em seguida, o que pode ser feito para evitá-las!
Leptospirose
Quando falamos de tempo chuvoso, os alagamentos são uma realidade muito comum em determinadas cidades. São causados, geralmente, pelo acúmulo de lixo nas saídas de esgoto, a falta de outras práticas de escoamento e um bom sistema de saneamento básico.
Esse tipo de água se torna uma grande massa volumosa de lama originada pela mistura de enxurrada, terra e esgoto. Acontece que, nesse último, vive uma infinidade de insetos e roedores, como ratos. A urina do animal, quando contaminada com a bactéria Leptospira, é um risco aos seres humanos.
A contaminação acontece por meio de arranhões, feridas e, até mesmo, diretamente pela pele, quando exposta há muitos dias nessa água. É uma doença muito perigosa, surgindo nos 30 primeiros dias após a contaminação.
Entre os sintomas existentes estão febre alta, diarreia, cefaleia e dores musculares. O quadro pode evoluir para casos clínicos mais graves, como hemorragia, insuficiência renal e respiratória, pneumonia, alterações neurológicas e icterícia. Infelizmente, a taxa de fatalidade para essa doença é alta.
Hepatite A
Outro tipo de doença diretamente ligada ao saneamento básico é a hepatite A, também resultante de falta de cuidados com higiene pessoal. A contaminação com a água de esgoto, misturada à enxurrada de chuva, é um sério risco para a doença causada pelo vírus.
Atacando principalmente o fígado, entre os sintomas, estão náuseas, febre, falta de apetite, fadiga, diarreia e icterícia. Outro fator de atenção à hepatite A é que se trata de uma doença com alta taxa de transmissão entre humanos, podendo acontecer por meio da saliva e contato sexual.
Gripe
É muito comum as pessoas relacionarem o tempo chuvoso com a gripe ou resfriado. Isso não acontece à toa, realmente existe uma relação entre a doença com o período. Mas engana-se, quem acredita que somente estar exposto à chuva é a causa para esses agravos.
O vírus da gripe está sempre presente na população brasileira e, em dias chuvosos, as pessoas tendem a se aglomerar mais, o que é o cenário perfeito para propagação. Além disso, a imunidade é reduzida durante esse período, principalmente, em decorrência do choque climático em zonas tropicais.
Ela pode ser tratada como resfriado ou outra virose, pois os sintomas são semelhantes: perda de apetite, febre alta, dores musculares e outros problemas respiratórios. A falta de cuidado pode evoluir para uma pneumonia em idosos, por exemplo, ou em outras pessoas com a saúde mais vulnerável, como aquelas que têm doenças crônicas.
Quais são os cuidados com a saúde a serem tomados?
Algumas atitudes podem ajudar você a evitar doenças mais graves nos dias de tempo chuvoso. Confira nossas dicas!
Esteja sempre agasalhado
A baixa temperatura do corpo humano é uma das principais causas para a contaminação com certos vírus. Então, para garantir um equilíbrio corporal, é necessário investir em roupas que nos permitam estar agasalhados e com a temperatura ambiente.
Prepare bem alimentos e a água
A higiene pessoal e o saneamento básico também são muito importantes para esse período chuvoso. Sempre prepare bem os alimentos antes do consumo. Mesmo que não tenhamos contato com a chuva, a comida pode ser afetada de alguma maneira, estando suscetível à contaminação.
Da mesma forma, a água potável. Busque sempre garantir a preparação dos alimentos e a descontaminação da água antes da ingestão.
Mantenha ambientes ventilados
A chuva, geralmente, diminui a temperatura ambiente, então, é muito comum algumas pessoas sentirem frio. A primeira medida tomada é isolar os ambientes. Apesar de ser uma prática que ajuda na temperatura, é perigosa para locais de maior aglomeração.
Quando estamos em lugares fechados, a tendência é de maior contágio, caso alguém já esteja infectado com vírus da gripe, por exemplo. Isolar o ambiente faz com que o microrganismo fique preso e consiga ser transmitido com mais facilidade entre as pessoas no local.
Caso você seja exposto dessa forma, busque imediatamente a descontaminação. Com a pandemia do novo coronavírus, percebemos como é fácil a transmissão de qualquer vírus, então, mantenha o álcool em gel com você constantemente, além do uso de máscara.
Evite ficar com roupas e sapatos molhados
Mais um fator ligado à temperatura do corpo é quando estamos utilizando roupas e sapatos molhados. É por isso que, quando crianças, nossos pais e avós reforçam tanto a importância de não se molhar em dias de chuva. É muito comum o surgimento de gripe e que pode ser agravado, principalmente, quando a pessoa já tem algum outro tipo de doença crônica.
O tempo chuvoso é um momento que muitas pessoas desejam, principalmente, para aliviar as altas temperaturas e o tempo seco, comuns no Brasil. Infelizmente, essa variação climática está ligada a determinadas doenças. Crianças e idosos são as pessoas que mais precisam ter cautela nesse período. Lembre-se de garantir os cuidados listados acima com esse grupo de pessoas.
Gostou do post e quer saber como se manter atualizado? Aproveite e siga nossas páginas nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube.