Não se pode superestimar o poder de hábitos de vida saudáveis, especialmente quando se está chegando à terceira idade. A saúde se torna uma prioridade ainda maior nessa fase da vida, e muitas vezes nos encontramos tomando uma variedade de medicamentos para lidar com os desafios que acompanham o envelhecimento.
No entanto, o que muitas pessoas não percebem é que adotar hábitos simples pode ter um impacto na redução da quantidade de remédios consumidos no dia a dia. E, infelizmente, essa ainda é uma realidade comum no Brasil.
Uma pesquisa recente, com uma amostra de 315 idosos em uma cidade no interior do Rio Grande do Norte, mostrou que as pessoas com a média de 72,41 anos têm o consumo de mais ou menos 3,15 medicamentos por dia, variando de 1 a 16 medicamentos diários.
Se você se identifica com essa situação de depender de diversos medicamentos para manter sua saúde em dia, está no lugar certo!
Continue a leitura e entenda mais sobre por que é importante adotar hábitos saudáveis para reduzir a quantidade de remédios que você precisa tomar diariamente e melhorar sua qualidade de vida.
Por que tomamos tantos remédios na terceira idade?
As mudanças do corpo podem levar a condições de saúde na terceira idade que muitas vezes acabam exigindo o uso de remédios. Algumas dessas mudanças são naturais e inevitáveis, enquanto outras são resultado do estilo de vida ao longo de anos.
Doenças crônicas como hipertensão, diabetes e doenças cardíacas são mais comuns em pessoas mais velhas, por exemplo. São condições que muitas vezes requerem medicação contínua para manter sob controle.
A probabilidade de desenvolver certos tipos de câncer também aumenta com a idade. Segundo estudo realizado em 2020 pela Economist Intelligence Unit (EUI), para cada 100 mil pessoas na faixa de idade de 40 a 54 anos, a incidência de câncer é de 238 casos.
O tratamento do câncer muitas vezes envolve a utilização de vários medicamentos, o que contribui para o aumento do consumo de medicamentos na terceira idade.
O acometimento de várias doenças na terceira idade pode levar à necessidade de tomar medicamentos diferentes ao mesmo tempo, mas essa polifarmácia aumenta o risco de interações medicamentosas e efeitos colaterais indesejados.
Os hábitos saudáveis podem substituir os remédios?
Em muitos casos, não é possível eliminar o tratamento medicamentoso na terceira idade. No entanto, é um fato que idosos com um estilo de vida saudável têm maior probabilidade de evitar condições de saúde que demandam o uso de medicamentos.
Um estudo, que avaliou dados de mais de 78 mil mulheres e 44 mil homens nos Estados Unidos, descobriu que pessoas que mantiveram cinco fatores de estilo de vida saudável viveram mais de uma década a mais do que aquelas que não mantiveram nenhum dos cinco. Os cinco fatores incluíam:
- manter uma alimentação saudável;
- não fumar;
- fazer pelo menos 3,5 horas de atividade física moderada por semana;
- beber apenas quantidades moderadas de álcool;
- manter um peso normal.
De acordo com os resultados da pesquisa, aos 50 anos, as mulheres que não adotaram nenhum dos cinco hábitos saudáveis foram estimadas a viver em média até os 79 anos e os homens até os 75,5 anos. Em contraste, as mulheres que adotaram todos os cinco hábitos de vida saudáveis viveram 93,1 anos e os homens viveram 87,6 anos.
Cada um dos cinco fatores de estilo de vida saudável reduziu o risco de morte total, morte por câncer e morte por doença cardíaca.
Essa pesquisa mostra que hábitos saudáveis reduzem o risco de desenvolvimento de certas condições de saúde que, de outra forma, demandariam o uso de medicamentos.
Vale ressaltar que, para os idosos que já estão em tratamento medicamentoso, uma rotina saudável também colabora para o menor uso de remédios. Uma pessoa que segue uma dieta balanceada e pratica exercícios físicos pode ter uma resposta melhor aos medicamentos prescritos para controlar uma condição crônica, como diabetes ou hipertensão arterial.
Como adotar hábitos saudáveis na terceira idade?
Você já está ciente de que adotar hábitos saudáveis na terceira idade pode diminuir a quantidade de remédios que você precisa tomar. Agora, o próximo passo é descobrir como começar a adotar esses hábitos de maneira correta.
Não se preocupe, estamos aqui para ajudar! Abaixo, você encontrará dicas simples e práticas para começar a incorporar hábitos saudáveis em sua vida diária.
Priorizar o bem-estar mental
O estresse crônico pode contribuir para uma série de problemas de saúde, incluindo ansiedade, depressão e insônia, que muitas vezes são tratados com medicamentos.
Encontrar maneiras saudáveis de lidar com o estresse pode ajudar a reduzir a necessidade de medicamentos para tratar problemas de saúde mental. Ioga, exercícios de respiração, meditação e hobbies relaxantes são algumas opções.
Manter o corpo ativo
A atividade física regular é fundamental para manter a saúde e o bem-estar na terceira idade. Exercícios aeróbicos, como caminhadas, natação, ciclismo ou dança, podem fortalecer o coração, os músculos e os ossos, além de melhorar a mobilidade e a flexibilidade.
A prática de exercícios também pode ajudar a controlar o peso, reduzir o risco de doenças crônicas e promover o bem-estar emocional — tudo o que pode reduzir a necessidade de medicamentos.
Manter uma comunicação aberta com o médico
Mantenha uma relação de comunicação honesta com seu médico sobre quaisquer preocupações de saúde, sintomas ou efeitos colaterais dos medicamentos que você está tomando.
Seja proativo ao discutir alternativas de tratamento, como mudanças no estilo de vida, terapias complementares ou ajustes na dosagem dos medicamentos.
Se o seu objetivo é reduzir a quantidade de medicamentos que você toma, trabalhe em conjunto com seu médico para desenvolver um plano de saúde abrangente que inclua mudanças no estilo de vida para apoiar sua saúde geral.
Lembre-se de que nunca é tarde para começar, e pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença ao longo do tempo. Priorize o autocuidado e comece a experimentar hábitos saudáveis para o seu bem-estar físico, mental e emocional.
Gostou das dicas? Aproveite para seguir a Omron Healthcare nas redes sociais e acompanhe nossas novidades! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube.